SISTEMA DE MEDIDAS


MEDIDAS
Para que servem as unidades de medida? Porque usamos as unidades de medida padrão para medir?
Imagina se eu chegasse em uma loja e pedisse uma porta medindo 4 cadarços e meio, ou então quisesse comprar azulejos para cobrir uma parede de medidas 4 cabos de vassoura por uma porta e um cadarço?!?! Não seria fácil... Pobre dos vendedores! Esse é o motivo pelo qual é importante termos uma medida padrão.

Usar unidades de medidas não-convencionais é um dos passos importantes para aprender a usar as unidades padrão e trabalhar com números não-inteiros.  Que unidades de medida você conhece e que são padrão? Todas as unidades-padrão servem para medir comprimentos? O que é medido em litros? E você sabe o que é medido em anos-luz? Quando é que usamos toneladas? Será que as unidades de medida padrão são de uso "universal"?


Clique no link da imagem abaixo e veja um jogo muito interessante que trata de medidas. Nesse jogo, deve-se medir algumas figuras lineares usando unidades de medida que não são padrão. 



fonte: http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/objetos/babebi.htm

Além de medirmos comprimentos com unidades de medida não padrão, podemos também medir áreas. Clique na imagem abaixo e veja como fazer isso.



fonte: http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/objetos/cabide.htm




Fonte:  http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/medidas/medidas.htm#medidas4


Agora, vamos responder outras atividades relacionadas com sistema de medidas. Para isso, clique aqui.




Nenhum comentário:

Veja outras postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...